quinta-feira, 19 de novembro de 2015

A PARÁBOLA DO SEMEADOR


Naquele mesmo dia, Jesus tendo saído de casa, sentou-se perto do mar; e se reuniu ao seu redor uma grande multidão, e por isso, ele subiu num barco onde se sentou, e todo o povo estando na margem; e lhes disse muitas coisas por parábolas, falando-lhes desta maneira:
Aquele que semeia, saiu a semear, e enquanto semeava, uma parte das sementes caiu ao longo do caminho, e vindo os pássaros do céu a comeram; Outra parte caiu entre as pedras, onde não havia muita terra, logo nasceu porque a terra não tinha profundidade. Mas tendo sol se erguido, em seguida, a queimou, e como não tinha raízes, secou.

Outra parte tendo caído entre os espinheiros, e os espinhos vindo a crescer, sufocaram; Outra enfim, caiu na boa terra, deu frutos, alguns grãos rendendo cento por um, outros sessenta e outros trinta.
Esta parábola se aplica a todo aquele que escuta a palavra do Reino e não lhe dá a menor atenção é aquele que recebe a semente ao longo do caminho;
Aquele que recebeu a semente no meio das pedras é o que escuta a palavra, e que a recebe na hora, mesmo com alegria e gosta e acredita, mas ele não tem raízes e não está senão por um tempo, e logo que vem as dificuldades , as perseguições por causa da palavra, a toma como objeto de escândalo e de queda e as esquece;

Aquele que recebeu entre os espinhos é o que ouve a palavra, mas em seguida, as preocupações deste século as paixões e a ilusão das riquezas sufocam em si essa palavra e a torna infrutífera;
Mas aquele que recebe a semente numa boa terra é aquele que escuta a palavra, que lhe presta a atenção e que dá frutos, e rende cento, sessenta por um.
A parábola das sementes representa perfeitamente as diferenças que existem entre nós na maneira de receber e aproveitar os ensinamentos de Jesus, alguns que não observam senão os fenômenos, outros por curiosidades e outros tantos para se intitularam seguidores do Cristo, mas ao obstáculo abandonam estes ensinamentos.
Caros amigos e irmãos, mas quem é o semeador destas sementes? E o que são estas sementes? 
E o que é a boa terra?

O Grande semeador é Jesus que veio ao nosso mundo trazendo a Boa Nova, a sua Doutrina de Amor que neste caso é representada pelas sementes, e boa terra somos nós, espíritos encarnados , que deveríamos receber estes ensinamentos e fazer frutificar cento, sessenta ou mesmo trinta por, mas que deveríamos não desperdiçar esta oportunidade.
Deveríamos receber estes ensinamentos, de modo que ninguém pudesse arrebatá-los de nós esses ensinamentos com raízes profundas, de modo que não viéssemos nós a nos desviar deste caminho sob nenhum pretexto, seja no caminho da vida, diante das dificuldades ou mesmo nos deixar levar pelas paixões e prazeres que o mundo nos oferece, mas quantos de nós realmente recebeu esta semente e a cultiva com amor, para dar estes frutos que Jesus espera de todos nós?

Da mesma forma que o Evangelho de Mateus, nos traz esses ensinamentos de modo muito substancial o Irmão X, (Humberto de Campos) nos traz outra afirmativa tão esclarecedora “Brasil Coração do Mundo, Pátria do Evangelho”.
Mas o que significa esta frase exclamativa? Como podemos entendê-la? O Nosso país teve todo um Planejamento no mundo Espiritual, cujo mentor desta ação é o próprio Cristo. Trabalhando nas esferas espirituais com seus prepostos ainda em Portugal planificando o descobrimento do Brasil para onde deveriam ser trazidos os degredados (injustiçados), os escravos (oprimidos) e juntamente com os nativos (simples) que haveriam de receber da espiritualidade Maior todo o amparo, toda a proteção dos Benfeitores pois seriam eles ou nós mesmo a boa terra para se semear a Boa Nova, por isto Pátria do Evangelho onde deveria pelas condições do seu povo fazer frutificar estas sementes a que Jesus se refere na sua parábola.

Nos orientam os amigos espirituais que esta planificação do Cristo, tem um sentido muito maior para ele mesmo, pois o povo que deveria habitar o nosso país estaria nas mesmas condições do povo onde o próprio Cristo lançou suas primeiras sementes no Oriente, aos pescadores, aos enfermos, aos oprimidos de sua época, por isto o Amor que Jesus tem por nós é maior do que nós podemos imaginar, pois aqui a sua Doutrina podia ecoá, porque vinha ao encontro do seu Messianato.

Coração do Mundo, porque coração do mundo?
“ O nosso Emmanuel é de opinião que dentro do mundo turbulento, com a incompreensão comandando tantos corações, tantos milhões de pessoas, fragmentando-se em lutas sanguinárias, não pode ser motivo de dúvida para nós que o Brasil é o coração do mundo." Que manteve-se inteiro sem desmembrar-se .
Certamente os espíritos reencarnados no Brasil, já experimentaram, em sua maioria numerosas existências. E agora, através da forte religiosidade que caracteriza o povo pacífico, através da propensão para a paz-apesar da onda de violência que nos assalta e que prova nossa resistência-através das dificuldades econômicas e sociais, vamos ressarcindo velhos débitos.

Por isso,o Brasil é realmente a Pátria do Evangelho. Em nossa terra recebemos o mais querido dos imigrantes- o Espiritismo, que resgata a pureza, a essência dos ensinamentos de Jesus. .
Irmãos e amigos, o espírita cristão consciente muito recebeu e muito pode oferecer. 
Evangelizar-se é dever de cada um .
E um povo evangelizado...evangeliza o mundo, através dos exemplos e das oportunidades que oferece para os que aqui reencarnam.

Caros irmãos e amigos, há de se ressaltar que a Pátria do Evangelho só se estabelecerá plenamente no nosso País quando nós tivermos a plena consciência da nossa Reforma Moral, com vistas a Vida Futura.
Abracemos pois, esse compromisso com Jesus.
Que Deus nos abençoe.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...